Picos e Montanhas do Sul de Minas Gerais

A Serra da Mantiqueira (MG/SP/RG) é a região que oferece o maior número de picos de Alta Montanha (acima de 2000 metros de altitude). Ela abriga 13 picos e montanhas com altitude acima de 2000 metros. A região oferece numerosos atrativos naturais para a contemplação ou a prática de esportes de aventura (montanhismo, trekking, rapel, escalada ou canionismo).

As melhores opções estão apresentadas no mapa apresentado a seguir.

LEGENDA DO MAPA: Pontos em Azul: Cachoeiras; Pontos em Verde: Picos e Montanhas; Pontos em Roxo: Igrejas.

No mapa apresentado acima, os nº1 a a 6 identificam a localização de algumas das melhores cachoeira da região. A região de Caxambu e Baependi tem mais de 60 cachoeiras. Os Melhores Morros, Picos e Montanhas da região estão apresentados a seguir.

Morro de Caxambu

O Morro de Caxambu (nº 7) fica a 1.090 metros de altitude. Ele proporciona uma linda vista panorâmica de contemplação da região. O melhor acesso para o visitante é pelo teleférico.

Pico do Pagagaio (2105 m)

O Pico do Papagaio (nº 8) é um dos pontos turísticos mais visitados de Aiuruoca (MG). Ele possui 2.105 m de altitude e é a principal formação rochosa de uma cadeia de montanhas pertencente à Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira. O pico do Pagagaio está localizada no Parque Estadual da Serra do Papagaio.

Pico do Papagaio Montanhismo, Trekking, Hiking)

Pico do Papagaio, Aiuruoca (MG)
Foto: Moacir Guerino (Wiki Commons)

Planalto do Parque Nacional de Itatiaia

O planalto do Parque Nacional de Itatiaia (nº 9) é o paraíso brasileiro dos montanhistas. O planalto está localizado no Sul de Minas Gerais na divisa com São Paulo e com o Rio de Janeiro. Trata-se de uma região de alta montanha que abriga numerosos picos, montanhas e outros atrativos naturais acima dos 2000 metros de altitude, conforme apresentado no mapa que segue: Pico das Agulhas Negras (2792 m), Morro do Couto (2680 m), Pedra do Alta (2665 m), Asa de Hermes (2630 m), Morro do Massena (2609 m), Pedra Furada (2589 m), Prateleiras (2548 m),  Pedra Assentada (2453 m), entre outros. Nem todos esses atrativos naturais são considerados Picos pelo IBGE.

Pico das Agulhas Negras

O Pico das Agulhas Negras é o principal atrativo do Parque Nacional de Itatiaia e um dos passeios mais procurados do Brasil. O cume das Agulhas negras culmina a 2791 metros.

Pico das Agulhas Negras

Morro do Couto

O Morro do Couto que culmina a 2680 m é o 9º pico mais alto do Brasil e um dos passeios mais procurados do Parque Nacional de Itatiaia pela linda vista que ele oferece.

Morro do Couto

Prateleiras

O Pico das Prateleiras que culmina a 2548 metros de altitude e é um dos principais atrativos do Parque Nacional de Itatiaia. O pico tem várias vias para a prática da escalada esportiva e do rapel.

Pico das Prateleiras

Pedra da Mina

A Pedra da Mina (nº10) é a quarta montanha mais alta do Brasil com 2798 m de altitude. Ela está localizada na Serra Fina perto do Capim Amarelo (nº 11).

Pedra da Mina, vista do Morro do Couto