Museu e Igrejas de Caxambu (MG)

A cidade de Caxambu tem um museu (R. Conselheiro Mayrink, 144-60, acesso pela Rua João Pinheiro) e lindas igrejas relacionadas a historia de Caxambu (MG).

Igreja Santa Isabel de Hungria

R. Princesa Isabel, s/nº. Estilo neogótico. Destaca-se o altar, feito em madeira trabalhada, onde fica a imagem de Santa Isabel. Tombada pelo patrimônio histórico.

Tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, a Igreja Santa Isabel de Hungria tem estilo neogótico. Sua construção se iniciou em 1868, para cumprir uma promessa feita pela Princesa Isabel, por gratidão a uma cura alcançada, uma vez que esta era sua santa de devoção. Inaugurada em 1897, possui um altar simples e feito em madeira trabalhada, que abriga a imagem de Santa Isabel de Hungria. Ao lado da Igreja, encontra-se um busto em homenagem a Princesa Isabel, inaugurado em 2017, com a presença de seu bisneto, Dom Antônio de Orleans e Bragança.

Localização: Rua Monsenhor João de Deus (opção de acesso pela escadaria da rua Américo Macedo).

Horário de visitação: segunda a domingo após 13h.

Fonte: Prefeitura municipal de Caxambu

Matriz Nossa Senhora dos Remédios

Inaugurada em janeiro de 1906, a Igreja Matriz está localizada no Centro da cidade. Com estilo gótico, teve sua pedra fundamental lançada em 1892, onde existia a velha capelinha de Nossa Senhora dos Remédios, do século XVIII. Atualmente a Igreja é palco das grandes celebrações religiosas da cidade. A comemoração da padroeira de Caxambu, Nossa Senhora dos Remédios, acontece no dia 15 de agosto com missas, procissões e outras festividades.

Localização: Praça Alfredo Pinto, s/n.

Horários e dias de visitação: segunda a sábado: 8h às 20h. Domingo: 6h às 11h e 17h às 21h.

Fonte: Prefeitura municipal de Caxambu