Circuito das Águas do Sul de Minas Gerais

Municípios do Circuito das Águas de Minas Gerais

O Circuito das Águas de Minas Gerais é composto por 14 municípios, localizados no Sul de Minas Gerais, nas proximidades de Caxambu.

Venha Curtir o Circuito das Águas de Minas Gerais

O circuito das águas do Sul de Minas Gerais é muito rico em atrativos turísticos.

A região do circuito das águas oferece 5 tipos de turismo ou circuitos diferenciados com inúmeros atrativos turísticos.

Turismo de Aevntura

Entre as principais atividades de Turismo de Aventura, destacam-se na região o Cachoeirismo (a região tem mais de 60 cachoeiras), o Montanhismo (A Serra da Mantiqueira oferece 13 picos de alta montanha acima de 2000 metros de altitude) assim como os esportes radicais relacionados: canyoning, escalada, rapel, parapente, mountain byke, entre outros. O Turismo de Aventura na região concentra-se nos municipios de Baependi (Cachoeirismo), Aiuruoca (Cachoeirismo) e Itamonte (Montanhismo) e Cambuquira (Parapente e Asa Delta).

Turismo Cultural e histórico

O turismo cultural e histórico envolve a descoberta da historia, do patrimônio (parques, estancais hidro minerais e museus), da gastronomia e tradições locais. A região oferece numerosos atrativos históricos e culturais.

Várias cidades da região estão no Caminho Velho da Estrada Real

Se você decidir passar suas férias em Caxambu (MG), você terá acesso a uma grande serie de atrativos históricos, culturais e religiosos.

  • As seguintes cidades da região estão no roteiros do Caminho velho da Estrada Real: Caxambu, Baependi, São Lourenço, Cruzilia, Pouso Alto e Itamonte.
  • Vindo de São Paulo até Caxambu (MG) pela Rodovia Presidente Dutra, você poderá optar por seguir alguns ou todos os roteiros do Caminho Religioso da Estrada Real que inclui lindas igrejas nas seguintes cidades: Aparecida, Guaratinguetá, Lorena, Cachoeira Paulista, Vila do Embaú, Passa Quatro, Itanhandu, Santana do Capivari, Itamonte, Pouso Alto, São Lourenço, Baependi e Cruzilia.
  • Após chegar em Caxambu (MG), você poderá também visitar as demais cidades do Circuito das Águas (Conceição do Rio Verde, Cambuquira, Carmo de Minas, Lambari, Três Corações, Soledade, Campanha, Liberdade, Passa Vinte e Dom viçoso) que encontram-se na região nas proximidades de Caxambu, assim como as cidades de Aiuruoca, Carrancas, São Thomé das Letras, entre outras, que também tem vários atrativos turísticos e naturais.

Sem dúvida, não são atrativos turísticos, cidades históricas e opções de lazer ou de aventura que irão faltar nas suas férias, se você optar por passar suas férias em Caxambu (MG).

Turismo Religioso

O turismo religioso envolve a visita das Igrejas e centros religiosos da região. No circuito religioso destaca-se a visita do Santuário de Nhá Chia (beatificada em Baependi) e as demais cidades que compõem o Caminho Religioso da Estrada Real na região: Caxambu, São Lourenço, Conceição do Rio Verde, Cruzília, Itamonte, Carrancas, Itatiaia. As principais cidades do circuito CRER que podem ser visitadas entre São Paulo e Caxambu são: Aparecida, Lorena, Guaratinguetá, Cachoeira Paulista, Cruzeiro, Passa Quatro, Itanhandu, Santana do Capivari, Pouso Alto.

Turismo de Bem estar

O Turismo de bem estar é um turismo voltado para a saúde por meio de curas pelas águas medicinais. Na região, esse tipo de turismo é concentrado novamente em Caxambu e São Lourenço.

Turismo Rural e Ecoturismo

O turismo rural envolve o encontro com a natureza, a hospedagem em ambiente rural e a descoberta dos produtos locais (queijos, café, artesanato, entre outros) assim como das feiras de agronegócio. O ecoturismo é muito presente na região devido à proximidade de dois parques: O Parque Estadual da Serra do Papagaio e o Parque Nacional de Itatiaia.

 

 

Pular para o conteúdo