As Melhores cachoeiras do Sul de Minas Gerais (Baependi, Aiuruoca e São Thomé das Letras)

A região de Caxambu no Sul de Minas Gerais oferece numerosas cachoeiras para o banho ou para a prática de esportes de aventura (cachoeirismo, canionismo, rapel, tirolesa). Baependi (MG) é o paraíso das cachoeiras. As melhores opções estão apresentadas a seguir.

Cachoeiras de Minas Gerais MG
LEGENDA DO MAPA: Pontos em Azul: Cachoeiras; Pontos em Verde: Picos e Montanhas; Pontos em Roxo: Igrejas.

Cachoeiras para a Aventura (Cachoeirismo, Rapel e Tirolesa)

Cachoeira dos Garcias (Aiuruoca): nº1 no mapa

A Cachoeira dos Garcias é uma das mais procuradas da região com seus 30 metros de queda livre de água, sua piscina natural e sua infraestrutura que inclui restaurante gastronômico, estacionamento e banheiros. Ela é apropriada para o banho (nadadores experientes) e para a aventura (cachoeirismo, rapel, rapel guiado e tirolesa).

Cachoeira dos Garcias, Aiuruoca (MG)
Foto: Gabrielrvallim

Cachoeira do Coimbra (Baependi): nº2 no mapa

Cachoeira do Coimbra, pouco abaixo do Juju. Uma cachoeira de 130 metros de queda com fracionamentos de cordas a cada 50 metros de lance. O local é ideal para aprender ou desenvolver a prática de rapel.

Cachoeira do Coimbra, Baependi (MG)

Cachoeira do Juju (Baependi) nº3 no mapa

A queda de 130 metros da Cachoeira do Juju de altura é ideal para a prática de cachoeirismo. Acima da queda existem dois poços naturais propícios ao banho. É recomendável o acompanhamento de um condutor local e em épocas de chuva é necessário o uso de veículos com tração 4×4. É necessário deixar o carro em estacionamento e seguir a pé por trilha até o topo da cachoeira. A base da cachoeira não é propícia para banho, só para contemplação.

Cachoeira do Juju, Baependi (MG)
Foto: Matheus Pissolatti

Cachoeira do Bugio (Baependi) nº5 no mapa

A Cachoeira do Bugio é linda mas sem poço pra nado. Possuí proteções fixa para praticar o rapel na cachoeira, subida para o topo da cachoeira, por uma espécie de via ferrata. Também possuem algumas proteções para escalada nas paredes em torno da cachoeira.

Cachoeira do Bugio

Cachoeiras para o Banho

Cachoeira Itaúna (Baependi) nº4 no mapa

Uma das mais visitadas, a Cachoeira Itaúna fica localizada a 21 km (17 km estrada de terra) do centro de Baependi, no bairro São Pedro, podendo chegar facilmente de carro. Para quem gosta de uma boa “hidromassagem”, suas quedas são perfeitas para relaxar, além disso, suas pedras formam um escorregador natural que diverte e refrescam adultos e crianças.

Cachoeira do Itauna, Baependi (MG)
Foto: Mori Morine

Cachoeira do Moinho (Baependi) nº6 no mapa

Localizada a aproximadamente 12 km do centro de Baependi e de fácil acesso, a Cachoeira do Moinho fica bem próxima da Cachoeira do Gamarra. Lugar perfeito para se refrescar e descansar.

Mapa das Cachoeiras de Baependi (MG)

Mapa das cachoeiras de Baependi (MG)