Caxambu é o primeiro munícipio a aderir ao Programa mineiro “Cidades do Futuro”

Solenidade confirma Caxambu como primeiro município a aderir ao programa “Cidades do Futuro”, uma iniciativa do Governo de Minas Gerais

Solenidade (07/03/2024)

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participou nesta quinta-feira (7/3), em Caxambu MG, da cerimônia de assinatura do termo que oficializa o município como o primeiro a aderir ao Cidades do Futuro. Além de Caxambu, outros 13 municípios do Sul de Minas seguiram o exemplo e assinaram, durante a solenidade, o Termo de Adesão ao programa:

Solenidade confirma Caxambu como primeiro município a aderir ao programa "Cidades do Futuro", uma iniciativa do Governo de Minas Gerais. Foto de Grupo.
Foto: Cristiano Machado / Imprensa MG

Programa mineiro “Cidades do Futuro”

O “Programa Cidades do Futuro” é uma peça fundamental na estratégia de inovação e desenvolvimento econômico do município de Caxambu MG. Seu principal objetivo é impulsionar a inovação, fortalecer os ecossistemas de inovação e promover o desenvolvimento de cidades inteligentes. Isso visa preparar o município para desempenhar um papel crucial no avanço tecnológico de Minas Gerais. Isso é alcançado por meio de colaborações entre os setores público, privado e acadêmico, promovendo a implementação de tecnologias de ponta em diversos setores. Isso não só impulsiona a economia, mas também melhora significativamente a qualidade de vida dos cidadãos. O programa Cidades do Futuro foi criado pela SEDE (SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO) do Governo de Minas Gerais em 17 de Novembro de 2023 por meio do Edital de Chamamento Público para inscrições e seleção de municípios (Processo SEI nº1220.01.0002466/2023-87) com a finalidade de promover a transformação dos municípios mineiros em cidades mais inovadoras, tecnológicas e desenvolvidas. O programa tem cinco pilares.

  1. Apoio nos processos de inovação e digitalização das Prefeituras;
  2. Facilitação na contratação de Soluções Tecnológicas;
  3. Apoio ao Desenvolvimento da Maturidade de Cidades Inteligentes;
  4. Apoio ao Desenvolvimento de Ecossistemas de Inovação Local;
  5. Capacitação dos Servidores Municipais.

Acordo de Cooperação Técnica do município de Caxambu MG (12/01/2024)

Caxambu foi o primeiro município em aderir ao programa mineiro “Cidades do Futuro” em 12 de janeiro de 2024  por meio da assinatura pelo prefeito Diogo Curi do Acordo de Cooperação Técnica (Processo nº 1220.01.0003534/2023-60).

Além de promover a digitalização dos serviços municipais e a adoção de novas tecnologias, o programa permitirá estabelecer um diagnóstico da maturidade do município e incentivar a inovação no município, especialmente por meio da atração de startups, empresas de tecnologia e centros de inovação para o município, incentivando a diversificação econômica local. O programa “Cidades do Futuro” não é somente uma iniciativa tecnológica; é um movimento integral, uma jornada de transformação que visa dotar os municípios de ferramentas, conhecimento e recursos para trilharem um caminho sólido em direção a um futuro inovador, resiliente e próspero.

Baixe e leia a íntegra do Acordo de Cooperação

MG – Acordo de Cooperação Técnica – Cidades do Futuro – Caxambu MG
MG – Acordo de Cooperação Técnica – Cidades do Futuro – Caxambu MG
Pular para o conteúdo